quinta-feira, 26 de agosto de 2010

BAURU REALIZADA PARA GAY NO DOMINGO, 29

Um pedido de paz. Com esse clamor, a 3ª Semana da Diversidade de Bauru teve início nessa segunda-feira, dia 23 de agosto, e será encerrada no dia 29, com a 3ª Parada da Diversidade, evento que reunirá gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e outras minorias. Neste ano o colorido do desfile dividirá espaço com o branco, como forma de manifestar a indignação diante da recente onda de violência que atinge a cidade e da intolerância que permanece na sociedade.


Em 2008, os organizadores da Parada da Diversidade de Bauru foram para a Nações Unidas sem saber qual seria a reação do público ao primeiro grande evento gay realizado na cidade. Tiveram uma surpresa positiva: 15 mil pessoas lotaram a avenida e ajudaram a consolidar a manifestação em clima de festa.

Ano passado, choveu forte na hora da parada. Mesmo assim, o público voltou a encher a Nações Unidas e ficou claro: o protesto colorido faz parte do calendário municipal, resistências à parte. Mais uma vez, a parada será realizada na avenida Nações Unidas e pretende reunir cerca de 40 mil pessoas. No próximo domingo, a tribo colorida volta a se juntar às mulheres, negros e outras vítimas da discriminação para seguir cinco trios elétricos e chamar a atenção para os direitos ainda não conquistados legalmente. “São 78 direitos civis negados”, enumera Rick Ferreira, estudante, empresário e um dos organizadores. Além dos participantes vestidos de branco, a marcha cívica - que passa a integrar oficialmente o calendário de comemorações do aniversário da cidade - contará com cinco trios elétricos e show com Verônica Pires, a cover oficial da Madonna no Brasil, e de Wanessa Camargo.

Além de diversão, no entanto, a semana - que neste ano tem o tema “Eu amo a vida - Diga não à violência!” - pretende discutir ações que possam difundir a cultura de tolerância em todos os âmbitos e aglutinar os projetos que já vem sendo desenvolvidos por organismos públicos e privados.

De acordo com Marcos Souza, o Markinhos, coordenador geral da ABD, o objetivo é mobilizar todos aqueles que já sofreram algum tipo de violência, seja no trânsito, em casa ou na escola, física ou psicologicamente, e também aqueles que se sensibilizam com a causa.

As manifestações políticas, culturais e educativas vão acontecer nos bairros da cidade, onde todos os interessados em promover atividades poderão se inscrever para realizá-las. Sempre com foco na politização do movimento LGBT, a Semana da Diversidade irá promover atividades culturais e debates, entre eles o Cine Fórum, promovido em parceria com a ONG Periferia Legal. A iniciativa envolverá 500 alunos de cinco escolas estaduais de bairros periféricos da cidade, que participarão de discussões com especialistas antes após a exibição de filmes relacionados à violência. No dia da Parada, os participantes receberão, de brinde, mochilas com material didático sobre o tema. A programação completa da 3ª Semana da Diversidade de Bauru está no site oficial da Associação, www.BauruPelaDiversidade.org.br.

A programação começou no dia 23 de agosto, com a entrega dos prêmios “Eu Faço a Diferença” às personalidades e empresas que contribuíram com o fortalecimento e o respeito à diversidade na cidade. Entre as empresas premiadas está o Grupo Nelson Pascoalotto, que atua na recuperação de créditos e prestação de vários serviços. Segundo a Associação Bauru pela Diversidade, o grupo empresarial é um exemplo por adotar uma política de respeito às diferenças. Realiza internamente, inclusive, sua própria Semana da Diversidade. Ano passado, foram entregues dez troféus. Este ano são 12. Para o ano que vem a expectativa é que o número aumente e já existem até nomes escolhidos para a próxima premiação. Prova da ampliação do combate ao preconceito.

Ainda na programação da Semana da Diversidade, acontece no sábado, à partir das 19h, no Urbano Pub, o 1º Encontro do Orgulho Lésbico. A entrada é franca. O evento já tem participação confirmada de uma excursão de São Paulo com 30 militantes lésbicas e promete atrair centenas de meninas de toda a região de Bauru.

No último dia, um domingo, ocorre a marcha cívica da 3ª Parada da Diversidade. A concentração para o desfile será na Praça da Paz, a partir das 13h. Os participantes sairão do local às 15h, com destino ao Parque Vitória Régia, que será palco do Show da Diversidade, à partir das 19h30.

No palco do Vitória, a festa será encerrada com show da Madonna brasileira, Verônica Pires, e da cantora Wanessa. Cada vez mais dançante em suas músicas, Wanessa tem conquistado o público LGBT em shows por todo Brasil. Batizada de “Balada”, a tour é reflexo da vertente mais eletrônica que passou a vigorar no trabalho da cantora.

Verônica Pires é cover de Madonna há mais de 15 anos. Em sua trajetória, já participou de diversos eventos de fãs-clubes e foi contratada da Warner Music por dois anos, quando atuou como divulgadora em lançamentos de CDs e clipes no País. Em 2008, ela fez shows nos lançamentos oficiais de “Hard Candy”.

Vamos todos vestidos de BRANCO para celebrar a Cultura da Paz, mostrar a nossa força e exigir o fim da violência.
 
Fonte: http://www.vidag.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário